Estatinas – Efeitos colaterais

Endo 2012 junho – Houston- USA
http://www.endo-society.org/endo2012/program/

 

Curso de excelente nível onde foram abordados temas importantes como os efeitos colaterais da sinvastatina e vitaminas com cálcio, e da importância para a saúde feminina da manutenção de bons níveis de estrogênio.

 

Atualmente, é muito comum os médicos, especialmente os Cardiologistas, receitarem Estatinas como Crestor, Liptor, Zocor, Citalor; numa tentativa de abaixar os níveis de colesterol ruim (LDL), diminuir os números de morte por doenças cardiovasculares como o enfarte e o derrame.

 

Mas a realidade tem demonstrado que apesar da população ter conseguido diminuir os níveis de colesterol ruim, através do uso disseminado desta medicação, a mortalidade não vem diminuindo nos níveis esperados.

 

A margem risco/benefício vem diminuindo de acordo com pesquisas recentes!

 

Em pacientes que nunca apresentaram doenças cardiovasculares, as estatinas só foram capazes de diminuir em 2% os números de enfartes!

 

E esses 2% de pacientes que tiveram o risco diminuído de enfarte, tem o risco aumentado de 2 para cada 200 pacientes de contrair Diabetes!

 

Este número significa mais de 100.000 novos casos de diabetes, induzido por estatinas nos EUA por ano!

 

As pesquisas indicam que pacientes homens que já tiveram um derrame ou enfarte são os mais beneficiados com o uso das estatinas.

 

Quem nunca teve uma doença cardiovascular e é mulher, está num grupo menos beneficiado e mais sujeito a efeitos colaterais das estatinas.

 

Em 2010, o setor público brasileiro gastou R$92 milhões com este medicamento e atualmente 20 milhões de americanos usam estatinas, é um mercado que corresponde a um faturamento de 20 bilhões por ano.

 

Foi apresentado um trabalho científico no qual mulheres que usaram a medicação por 10 anos ganharam menos de 1 ano de vida comparado com as que não usaram e aumentou consideravelmente os casos de diabetes e de câncer, no grupo das usuárias de estatinas!

 

Tudo indica que os efeitos colaterais são dose dependentes, quanto mais alta a dose de estatina, maior o risco de efeitos colaterais.

 

Este medicamento também pode causar dores no corpo, cansaço, perda de memória e confusão mental.

 

Portanto a conclusão que nós médicos chegamos é que a mudança de estilo de vida, comer menos e melhor para se manter no peso ideal e fazer 1 hora de exercícios diariamente é a melhor e a mais eficaz medicação para aumentar e melhorar a qualidade e o tempo de vida, sem efeitos colaterais.

 

Safety Alerts Cite Cholesterol Drugs’ Side Effects
http://www.nytimes.com/2012/02/29/health/fda-warns-of-cholesterol-drugs-side-effects.html

 

The Diabetes Dilemma for Statin Users
http://www.nytimes.com/2012/03/05/opinion/the-diabetes-dilemma-for-statin-users.html?_r=1

 

We’re overdosing on cholesterol-lowering statins, and the consequence could be a sharp increase in the incidence of Type 2 diabetes.

 

This past week, the Food and Drug Administration raised questions about the side effects of these drugs and developed new labels for these medications that will now warn of the risk of diabetes and memory loss.

 

Moreover, the margin of benefit to risk is quite narrow.

 

Evidence that calcium supplements reduce fracture risk is lacking.
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20089500

 

Leia mais sobre esse assunto em:

 

http://oglobo.globo.com/saude/medicos-criticam-uso-exagerado-de-estatinas-para-reduzir-niveis-da-substancia-3011304#ixzz20R7Lp32r

 

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1055133-estatinas-podem-aumentar-risco-para-diabetes-diz-fda.shtml

 

Safety Alerts Cite Cholesterol Drugs’ Side Effects
http://www.nytimes.com/2012/02/29/health/fda-warns-of-cholesterol-drugs-side-effects.html

 

O dilema da diabetes para os usuários de estatinas, The Diabetes Dilemma for Statin Users
http://www.nytimes.com/2012/03/05/opinion/the-diabetes-dilemma-for-statin-users.html?_r=1

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.