Funções das Vitaminas

VITAMINA A (ou RETINOL / BETA CAROTENO)

 

É responsável pelas seguintes funções: visão, crescimento, desenvolvimento ósseo, desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial (pele e cabelos), gengivas e dentes, imunidade, reprodução e anti-cancerígena.
Fontes: fígado, ovo, leite, óleo de dendê, cenoura, couve, espinafre, manteiga.
Sua deficiência causa alterações cutâneas.

 

VITAMINA B1 (ou TIAMINA)

 

Funções: respiração tecidual, metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas. Libera a energia dos alimentos e regula o funcionamento do coração e do sistema nervoso, beneficia a musculatura e ajuda a repelir insetos.
Fontes: carne de porco, gema de ovo, fígado, coração, miúdos, presunto, nozes, levedo de cerveja, germe de trigo.
Deficiência causa: confusão mental, fraqueza muscular, instabilidade emocional, depressão, irritabilidade, perda de apetite, letargia, hipertrofia do coração.

 

VITAMINA B2 (ou RIBOFLAVINA)
Funções: crescimento, produção de corticosteroides, formação das células vermelhas do sangue, gliconeogênese e atividade reguladora das enzimas tireoidianas. Transforma proteínas, lipídios e carboidratos em energia, e participa da formação e manutenção dos tecidos da pele e dos olhos.
Fontes: leite, ovos, fígado, coração, carne de boi, porco e aves, espinafre, hortaliças de folhas verdes, levedo de cerveja.
Deficiência causa: inflamações da língua e da boca, estomatite angular, lacrimejamento, queimação e coceira nos olhos, síndrome urogenital.

 

VITAMINA B6 (ou PIRIDOXINA)
Funções: imunidade celular, liberação de glicogênio (carboidrato armazenado) hepático e muscular, diurese. Atua no metabolismo dos aminoácidos. Importante para a função normal de enzimas e co-enzimas que são necessárias para metabolizar proteínas, carboidratos e gorduras.
Fontes: fígado, carnes, gema de ovo, cereais, pães integrais, banana, batata, frango, abacate.
Deficiência: anormalidades no sistema nervoso central, retardo mental, convulsões, anemia hipocrômica e doenças na pele.

 

VITAMINA B12 (ou CIANOCOBALAMINA)
Funções: previne a anemia perniciosa e é o fator mais importante na formação das células vermelhas do sangue, além de ser útil no metabolismo dos carboidratos e gorduras atuando no desenvolvimento normal das células, e no crescimento. É necessária para um sistema nervoso saudável. Está envolvida na síntese de material genético (DNA).
Fontes: fígado, coração, mariscos, ostras, gema de ovo, carnes, queijos, peixe, camarão, lagosta.
Deficiência: diminuição do crescimento, anemia, distúrbios sanguíneos e distúrbios no trato gastrintestinal.

 

VITAMINA C (ou ÁCIDO ASCÓRBICO)
Funções: produção e manutenção do colágeno, cicatrização, antioxidante. Importante na manutenção dos ossos, dentes e artérias. Aumenta a absorção de ferro e formação das células sanguíneas.
Fontes: frutas cítricas, hortaliças de folhas verdes, pimentão, tomate, batata.
Deficiência: fragilidade capilar, hemorragia.

 

VITAMINA D (ou CALCIFEROL)
Funções: absorção, mobilização e reabsorção de cálcio e fosfato. Fortalece ossos e dentes.
Fontes: óleo de fígado de peixe, manteiga, fígado, gema de ovo, leite, salmão, atum e luz solar.
Deficiência: raquitismo.

 

VITAMINA E (ou TOCOFEROL)
Funções: antioxidante. Evita a anemia e auxilia na metabolização das gorduras.
Fontes: germe de trigo, óleo de milho, sementes de algodão, girassol e soja, vegetais de folhas verdes, gema de ovo.
Deficiência: fragilidade muscular, atrofia testicular, anormalidades embrionárias, distrofia muscular e necrose hepática.

 

VITAMINA K
Funções: processo de coagulação sanguínea.
Fontes: vegetais de folhas verdes, fígado, leite, nabo, iogurte, gema de ovo.
Deficiência: hemorragia.

 

ÁCIDO FÓLICO (VITAMINA B9)
Funções: divisão rápida das células e transmissão de traços hereditários através da produção de material genético, formação e maturação dos eritrócitos e leucócitos ajustando o sistema imunológico. Evita a anemia.
Fontes: espinafre, vegetais de folhas verdes, fígado, gérmen de trigo, levedo de cerveja, cenoura, salsinha, endívia, beterraba crua, amendoim, gema de ovo.
Deficiência: língua dolorida e perda de apetite, mal estar geral, deterioração mental, diminuição do crescimento, anemia megaloblástica, distúrbios sanguíneos e distúrbios do trato gastrintestinal.

 

Ômega 3 e emagrecimento

 

O Ômega 3 é um nutriente derivado dos peixes de águas frias. Inúmeros trabalhos médicos confirmam seu múltiplos benefícios para a saúde humana.
É anti-inflamatório. Ajuda a emagrecer e a diminuir os níveis de colesterol. Protege o coração. Diminui a tendência a engordar.
Pesquisadores japoneses descobriram que o Ômega 3 promove o emagrecimento acelerando o metabolismo das gorduras. + Ômega 3 e emagrecimento
Vitamina D contra o Câncer

 

Vitamina D é um fator de proteção para o câncer, bons níveis de vitamina D diminuem em até 50% o risco de diversos tipos de câncer – foi o resultado da pesquisa científica publicada por Garland et Al em 2006 no American Journal of Public Health: O papel da vitamina D na prevenção do câncer. + Vitamina D contra o Câncer

 

Cada paciente responde de uma maneira diferente a um determinado tratamento médico proposto. Portanto, o tratamento deve ser individualizado para cada paciente, que responderá ao tratamento de uma maneira diferente, dependendo de suas condições de saúde, a sua adesão ao tratamento, a prática de exercícios, a mudança da dieta e a adoção de outras mudanças de estilo de vida aconselhadas pelo profissional responsável.

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.