Lugol faz mal!

Queridos, estou escrevendo sobre este assunto com o coração partido.

 

Meus pacientes me contaram que tem na Internet alguns videos recomendando o Lugol !

 

Posicionamento da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia de fevereiro de 2018:

 

A solução de Lugol não deve ser prescrita em nenhuma situação.

 

Contem 10 vezes a recomendação da Organização Mundial da Saúde!

 

O uso do lugol pode levar a um Maior risco para desenvolvimento de tireoidites autoimunes, como por exemplo a Tireoidite de Hashimoto , o excesso de iodo pode estar associado à maior incidência mundial de câncer de tireoide

 

Sobrecargas de iodo a curto prazo podem causar doenças da tireóide como o hipertireoidismo ou hipotireoidismo.

 

A maioria dos suplementos vitamínicos oferecidos às gestantes contém pequenas quantidades de iodo que poderiam suplementar as necessidades das mesmas.

 

Orientação da American Thyroid Association

 

http://www.tireoide.org.br/posicionamento-sobre-lugol/

 

http://www.tireoide.org.br/media/uploads/pdfs/

 

– Olhem só o caso desta paciente :

Em novembro de 2018 uma paciente de 29 anos, engenheira, veio em consulta porque estava grávida da sua segunda filha e sua médica havia lhe prescrito hormônio de tireóide e ela não se sentiu bem.

Como a paciente prefere as opções mais naturais para o seu tratamento ela foi consultar um Nutrólogo que lhe receitou Lugol ao invés do hormônio da tireoide que sua Obstetra havia lhe receitado.

Resultado: e o exame de tireóide (TSH) da paciente piorou, passou de 4 para 5 e a paciente foi se sentindo cansada o dia inteiro e com dores na perna.

Como continuava a se sentir mal, foi consultar outro profissional que lhe recomendou chá e ervas. Seu exame de tireóide (TSH) continuou piorando, passou de 5 para 6. Continuava se sentindo mal com a pele e cabelo seco e a memória havia piorado.

Por fim a paciente fez o tratamento correto e teve um bebê lindo e perfeito.

Esta semana me ligou outra paciente grávida dizendo que sua mãe encontrou o mesmo vídeo recomendando o Lugol como se fosse fazer bem para a paciente. E que ela já estava usando mas não se estava se sentindo bem.

Por favor não usem o Lugol em nenhuma situação.!

Façam o acompanhamento da sua tireoide com seu Médico Obstetra ou Endocrinologista.

Lembre-se : Níveis adequados de hormônio da tireoide é crítico para o desenvolvimento cérebro do bebê.

Tanto seu médico Médico Obstetra ou Endocrinologista estão habilitados para oferecer melhor tratamento para você e para o bebê.

Infelizmente os profissionais mal informados que lhe dizem para substituir o remédio da tireoide por ervas, lugol, chá e outros produtos milagrosos podem prejudicar sua saúde e de seu bebê.

Categoria: Artigos / Sem categoria