Prevenção de câncer de intestino

Colonoscopia

 

O que é isto ??
É um exame cuja finalidade é prevenir o câncer de intestino, que é curável e 100% evitável, quando é descoberto precocemente, antes de se espalhar por outros órgãos.
Uma maneira de prevenir o aparecimento de tumores no intestino é a detecção pelo exame de colonoscopia e a remoção dos tumores antes de eles se tornarem malignos.

 

Estimativa de novos casos em 2012 ( pelo Instituto Nacional do Câncer ):
30.140, sendo 14.180 homens e 15.960 mulheres.
30.140 novos casos de câncer de intestino em nosso país que podem ser prevenidos por este exame!
O câncer de intestino é o segundo tipo de câncer mais comum nos homens e nas mulheres.

 

Em 2012, esperam-se, para o Brasil, 52.680 casos novos de câncer da mama e 60.180 casos novos de câncer da próstata.

 

O câncer da mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo e o de próstata os homens.
Número de mortes por câncer de intestino em 2010:
13.344 mortes de brasileiros poderiam ter sido evitadas pela realização precoce deste exame (6.452 homens e 6.892 mulheres)!

 

Como evitar o câncer de intestino?

 

Uma dieta rica de vegetais e legumes, pobre em gordura animal (principalmente a saturada), além de fazer atividade física regular previnem o câncer colorretal.

Prevenção câncer de intestino

Deve-se evitar o consumo de carne vermelha principalmente! Você come carne vermelha?

 

Alguns fatores aumentam o risco de desenvolvimento da doença, como idade acima de 50 anos, histórico familiar de câncer colorretal, histórico pessoal da doença (já ter tido câncer de ovário, útero ou mama), além de obesidade e sedentarismo.

 

Quando se deve fazer o exame de colonoscopia ?

 

A partir dos 50 anos de idade ou quando seu médico considerar adequado.

Este é um pólipo intestinal que pode ser retirado pelo médico durante a realização do exame de colonoscopia e que pode prevenir o aparecimento do câncer de intestino.

 

Se você já faz a prevenção do câncer de mama ou de próstata, avalie com seu médico a a necessidade de você fazer este exame.

 

Tratamento do câncer de intestino

 

A cirurgia é o tratamento inicial, retirando a parte do intestino afetada e os nódulos linfáticos (pequenas estruturas que fazem parte do sistema imunológico) próximos à região. Em seguida, a radioterapia, associada ou não à quimioterapia, é utilizada para diminuir a possibilidade de volta do tumor.

 

O tratamento depende principalmente do tamanho, localização e extensão do tumor. Quando a doença está espalhada, com metástases para o fígado, pulmão ou outros órgãos, as chances de cura ficam reduzidas.

 

O que é mais fácil? O tratamento ou a prevenção do câncer de intestino? Nem tem comparação!

 

Converse com seu médico sobre a sua necessidade de fazer este exame.

 

Para saber mais :
http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/colorretal

 

Associação Brasileira para Prevenção do Câncer de Intestino.
http://www.abrapreci.org/

 

Na dieta da maior parte das populações do mundo, viver com pouca ou nenhuma carne pode parecer um verdadeiro sacrifício. No entanto, independentemente das razões dos vegetarianos para abolirem a carne, vale pensar na sua saúde e reduzir o consumo de proteína animal.

 

Refeições sem carne são uma oportunidade de aumentar a quantidade de fibras e vitaminas, pois inserirmos na dieta mais vegetais, feijões e grãos – além de serem opções mais baratas e mais sustentáveis.

 

Inspirado em mais de 1 milhão de sobreviventes de câncer do intestino nos EUA, foi lançada uma campanha de prevenção para estimular a realização da Colonoscopia, que pode prevenir este tipo de câncer.

 

Eu acredito que juntos podemos divulgar a importância de uma dieta baseada em verduras, legumes e frutas, de preferência sem agrotóxicos, e da realização da Colonoscopia e assim diminuir a incidência do câncer de intestino em nosso país!

 

Para conhecer a Campanha Americana : http://crcmillionstrong.org/

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.